
Quando o nível ou frequência de desconforto psicológico (infelicidade, ansiedade, angústia, depressão, por exemplo) for comparável ao nível de desconforto físico ou preocupação que levaria a uma visita a um médico ou dentista.
Quando não há mudanças significativas no comportamento, na qualidade do trabalho devido ao uso de substâncias psicoativas.
Quando há mudanças significativas no comportamento, por exemplo, a qualidade do trabalho ou desempenho escolar, aumento de faltas, uso de drogas, abuso de álcool ou trabalho, mudança na qualidade das relações com outras pessoas causando desconforto emocional.
Quando outras pessoas em que você confia estão sugerindo que busque ajuda, então reflita se eles não estão vendo sua situação mais claramente que você.
Quando tiver insistentemente pensamentos ou impulsos agressivos (descontrolados) em relação a outras pessoas ou animais.
Quando sentir que necessita de ajuda de uma pessoa neutra para refletir sobre algo importante em sua vida, como tomar alguma decisão, buscar uma outra direção, reencontrar antigos desejos, etc.
Quando estiver enfrentando transições de vida difíceis como luto, descoberta de doença, crises profissionais ou familiares.
Quando houver dificuldade nas mudanças de fases de vida (puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento, aposentadoria, etc.)
Estas são apenas algumas entre outras tantas indicações.