Tabaco Ilegal: Cuidado

자동차라이프0003

O Dia Mundial Sem Tabaco comemorado em 31 de Maio de 2015 teve como tema o Tabaco Ilegal.

Porque cuidado? Acaso o tabaco legal também não oferece perigo? Senão, porque 200 mil mortes por ano como fruto do tabagismo legal? Porque 7 mortes/dia fruto da Fumaça Ambiental do Tabaco legal? Isso é legal?

No início não entendi o motivo desse tema do Tabaco ilegal ou comercio ilegal. Aos poucos, fui lembrando das notícias de ausência de controle da produção, armazenamento, distribuição que a ANVISA tem sobre o tabaco legal no Brasil. Sobre o tabaco ilegal, nenhum controle há.

O tabaco ilegal que circula no Brasil é produzido no Paraguai. Até ai nenhuma novidade. A grande questão é ALTO ÍNDICE DE NICOTINA que há na folha de tabaco desse país. Um prato cheio para a produção rápida de dependência dos que experimentam pela primeira vez, e o aumento do grau de dependência dos que já fumam.

Vendido a granel nas bancas dos camelôs, com preço bem abaixo dos cigarros brasileiros, o cigarro ilegal é comprado principalmente pelos mais pobres bem mais barato.

Sem saber, eles estão comprando um cigarro que até estrume de vaca já foi encontrado. Sinceramente, se tivesse somente estrume de vaca, seria menos perigoso.

Segunda a Veja, é bem pior que isso: indigestos pedaços de barbante, grãos de areia, insetos, bichos de fumo, capim, sementes de ervas e plástico. E a lista continua, pêlo de rato, asas de inseto… Não, não é uma receita qualquer de bruxaria. Esses ingredientes estão na composição dos cigarros falsificados e contrabandeados para o Brasil.

O problema é a nicotina turbinada que há, e que causa mais dependência, e portanto, mais gasto de dinheiro para comprar cigarro. Além dos índices de alcatrão e monóxido de carbono muito acima dos permitidos pela ANVISA.

A indústria do tabaco, que segundo seus documentos oficiais, mandava seus produtos para fora do pais, e depois os reenviava para cá ilegalmente para não pagar impostos, agora condena a prática da ilegalidade. Mas ela é beneficiada com isso, pois mais consumidores ela terá para seus produtos.

E que dizer do crime organizado? Uma rede criminosa detém o contrabando e a distribuição do tabaco ilegal. Comprar estes cigarros é financiar esta rede criminosa. Esta rede alicia pessoas em cidades do interior oferecendo compra de carros com o dinheiro ilegal, e depois usa estes carros para realizar o contrabando. Para guiar estes carros alicia rapazes da idade de 20 anos para fazer o transporte ilegal.

Quando a Policia Federal consegue detectar o contrabando, apreende o carro e o motorista. Famílias de pessoas honestas e trabalhadoras, ingênuas, e que se tornaram fora da lei, se desesperam. Então percebem o alto custo do dinheiro fácil do crime organizado. Comprar tabaco ilegal é alimentar essa cadeia criminosa destruidora de famílias.

O Tabaco ilegal só é legal para a indústria do tabaco. Para você ainda consumidor, CAIA FORA DO TABACO, legal ou ilegal, não importa.

 Carlos Augusto Rodrigues de Souza

Psicólogo – Psicoterapeuta

PS: Para saber Como Parar de Fumar, fumando, em Apenas 2 Meses – Clique Aqui Agora

Deixe um comentário