O uso do narguilé é a “nova onda” entre adolescentes e jovens brasileiros. Criado na Índia, o cachimbo de água, tornou-se conhecido na China no consumo do ópio. Aqui o narguilé se popularizou como uma forma de consumir nicotina em grupo, e até maconha.
O que chama a atenção no uso do “cachimbo de água” é a transformação do consumo em um momento brincante. Uma das brincadeiras dos jovens, ao fumar o narguilé, é soltar círculos perfeitos de fumaça no ar. Há vídeos na internet feitos por jovens mostrando como seus seguidores podem realizar essa e outras proezas. Há também batalhas de fumaças entre os mais experientes, e incentivos para a participação em cursos em que se ensina essa “arte”. “Ele ensina você a fazer uma água viva de fumaça, um redemoinho de fumaça…”, diz uma adolescente de 15 anos.
A indústria do tabaco deve estar dando pulos de alegria. Usando o narguilé os adolescentes e jovens ficam dependentes do tabaco se divertindo, e muitas vezes com a anuência de seus pais. A nicotina presente no tabaco causa mais dependência do que todas as outras drogas. É a que mais mata também. E estes jovens estão se tornando dependentes dentro de sua casa, na casa de amigos.
Segundo dados da ONU 90% das pessoas que fumam começaram a fumar até os 19 anos de idade. Isso eu constatei nos diversos grupos para parar de fumar que organizei. Ou seja, o tabagismo é uma doença pediátrica, doença de crianças, que por causa da dificuldade de pararem de fumar, chegam a idade adulta ainda fumando, conforme afirmou o Dr. João Paulo Becker Lotufo, professor de pediatria da USP.
Um adolescente dependente de nicotina tem dificuldades em prestar atenção na aula, conforme ouvi dos estudantes fumantes nos grupos de tratamento e palestras que dei em escolas de Campinas e região. Isto porque trinta minutos depois de fumar a sensação de mal estar da abstinência se manifesta no corpo e na mente. A agitação, a irritação e o desejo intenso de fumar tomam conta do adolescente, e a única coisa que ele consegue pensar é no cigarro. E esse é apenas um dos malefícios dessa doença, atrapalhar o desempenho escolar do seu filho.
Uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos, tempo em que o adolescente consome uma quantidade de fumaça de cigarro equivalente a 100 cigarros. Eu disse 100 cigarros! Sem falar no risco da hepatite C, vindo com o compartilhamento do bocal do narguilé entre os usuários da roda.
Duas adolescentes vieram falar comigo na saída da escola depois de uma conversa com sua classe sobre tabagismo. “Como eu faço para parar de fumar? Eu preciso parar.” Eu perguntei: “Porque?” Ela disse: “Eu fumo dois maços de cigarro por dia.” Essa jovem tinha apenas 16 anos de idade. Esta conversa possibilitou coordenarmos um grupo de tabagismo com os adolescentes em sua escola.
É importante o cuidado da saúde dos jovens e adolescentes. Vamos protege-los dessa indústria da morte, que é a indústria do tabaco, e dos artifícios supostamente lúdicos de produção da doença tabágica.